(*) Texto com base na minha intervenção oral feita antes do início do jantar na Sociedade de Geografia.
Está presente neste nosso jantar o Sr Dr ANTÓNIO MARINHO E PINTO, expressamente na sua qualidade de candidato a bastonário e na de nosso convidado. A informação que quero prestar-vos – e só para isso pedi a palavra – é que os nossos Colegas, também candidatos, Sra Drs LUÍS FILIPE CARVALHO e FERNANDO FRAGOSO MARQUES foram igualmente convidados pessoalmente pela Sra Dra ISABEL DUARTE para virem jantar connosco.
Na verdade, entendemos que, para além do facto facilmente comprovável de não sermos portadores de maleita contagiosa ou do tipo “doença infantil” de um qualquer ismo à escolha, entendemos, dizia, que este era um bom momento para mostrarmos, nós, a nossa equidistância (como agora se diz) e igual estima por todos os candidatos a bastonário; assim como seria boa a ocasião para estes deixarem uma marca ou sinal da sua prontidão para nos darem a solidariedade institucional no futuro, caso sejamos eleitos.
Pelo menos isso, pois mais difícil seria justificarmos o convite pelo fito de que precisávamos agora do conforto dos seus apoios. Não, tanto também não; até porque, pelo menos em relação ao Dr FERNANDO FRAGOSO MARQUES, essa seria aliás uma missão impossível, pela óbvia razão de que apoia outra candidatura ao CS.
Acontece porém o seguinte. O Sr Dr LUÍS FILIPE CARVALHO, educadamente, como é seu timbre, respondeu à Sra Dra ISABEL DUARTE comunicando a sua impossibilidade de comparecer que justificou com a intercorrência de compromissos respeitáveis e mais que atendíveis.
Por seu lado, o Sr Dr FERNANDO FRAGOSO MARQUES entendeu nem sequer dar resposta – nem resposta, nem presença, afinal: sobranceiramente não deu qualquer importância aos Colegas que o convidaram.
É lá com ele!
Mas já é comigo outra coisa, em jeito de dar como encerrada a campanha no que me respeita, pois que passaram agora a interessar-me outras coisas. Tenho de constatar e declarar o que segue.
Como disse, a candidatura do Sr Dr FERNANDO FRAGOSO MARQUES tem agregada à sua – embedded como impressivamente creio que se diz no jargão do jornalismo castrense dos EUA – uma candidatura ao CS. Ora, se o Sr Dr FRAGOSO MARQUES for eleito e a nossa Lista P também, espero bem que se modifique e melhore este modo de se comportar connosco, sans rancune e sem despeitos.
Ainda hoje li que LA FONTAINE escreveu que cada um acredita mais facilmente no que deseja e no que teme. Bom, na verdade acredito facilmente numa coisa que desejo: a nossa Lista P vai ganhar a eleição e constituir o novo Conselho Superior da Ordem dos Advogados. E se tomarmos a sério o Sr de LA FONTAINE serei levado a acreditar em outra coisa, esta que temo, dado o andar da carruagem: que, sendo eleito o Dr FRAGOSO MARQUES e nós também, ele se vá deixar contaminar por uma vaga filosofia de insurgência embedded no seu conjunto de candidaturas.
Tenho boa memória e passo a lembrar a quem não a tenha.
Quando integrei o Conselho Superior no triénio de 2005-2007 foi aí julgado em processo disciplinar um arguido tido por pessoa muito importante. Na circunstância, por certo no exercício do seu legítimo direito de exprimir opiniões livremente, pelo menos nove Colegas que hoje fazem parte dessas listas do Dr FRAGOSO MARQUES (designada e especialmente para o CS) entenderam prestar a sua solidariedade ao advogado arguido, em abaixo-assinado no qual “acusavam” o CS de pretender, de forma injusta e insólita punir aquele por “delito de opinião”. Ou seja, em vez de se solidarizarem com um órgão da sua Ordem que estava a exercer as suas atribuições, solidarizaram-se publicamente com o arguido, para mais com inteiro desconhecimento do teor do processo.
Também é lá com eles,
Cabe então lembrar que na circunstância, quase contra tudo que era falante para jornais, televisões e rádios, o Dr MARINHO E PINTO fez o inverso e, do lado certo, publicamente e por mais do que uma vez, reclamou a solidariedade dos advogados para com o Conselho Superior e para o seu Presidente.
É justo recordar que também o Bastonário Dr ROGÉRIO ALVES e o seu Conselho Geral, do qual fazia parte o Sr Dr LUÍS FILIPE CARVALHO não deixaram de prestar ao CS idêntica solidariedade institucional.
No tempo presente, o Dr MARINHO E PINTO publicitou o seu apoio à nossa Lista. Aceitou o convite para o nosso jantar e hoje está presente. Pelos vistos é natural que o faça.
Lisboa, 22 de Novembro de 2010
Alberto Jorge Silva
(candidato a vice-presidente)
Sem comentários:
Enviar um comentário