sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Dulce Rito

Confrontada com o inesperado convite da minha querida Colega de curso, Isabel Duarte, para integrar a lista ao Conselho Superior da OA, juntamente com tantos Colegas ilustres e experientes nestas lides, fui forçada a recuar trinta anos,  quando a Isabel Duarte era nossa líder, nos tempos difíceis e conturbados da FDL.
 De há muito me vinha questionando por que razão, sendo actualmente a maioria dos Advogados do sexo feminino, nós, as mulheres, não tínhamos visibilidade relevante nos órgãos da AO. Presumo qual seja a resposta, até por experiência própria, noutras confrontações de predominância masculina, onde encabecei uma lista ao Poder Local.
Nós, as mulheres, com uma visão mais pragmática da vida, não nos movemos bem em órgãos que se enredam, múltiplas vezes, em discussões inúteis e vácuas, qual "Vida de Bryan" transposta para os nossos tempos. E é nesse pragmatismo e visão prática das "Cousas" que os tais dois terços de Advogadas podem e devem constituir uma mais-valia nas Instituições em que, também por culpa nossa, ainda não estamos como merecemos.
Vem tudo isto a propósito do Tempo, esse Amigo infiel que não nos dá tréguas. E, ao olhar para trás verifiquei que, há trinta anos eu acreditava que, trinta anos depois, teria consolidado os meus conhecimentos e decerto saberia a razão última por que escolhera ingressar nesta profissão a tempo inteiro. Falso.
A incerteza e a insegurança  com que hoje me debato levam-me a concluir que passei, trinta anos, a ser apenas Advogada!
Ainda assim, há cerca de 18 anos colaboro na área da violência doméstica, pertencendo aos órgãos sociais da AMCV. E lá vou dando o meu contributo autárquico, actualmente como Deputada na Assembleia Municipal da minha terra, São Tiago do Cacém.
Portanto, pensando assim, apesar de nunca ter pertencido aos órgãos da OA, não podia deixar de aceitar solidariamente o honroso convite para integrar uma lista encabeçada por uma mulher, Advogada como eu há trinta anos, mas com a mesma força, coragem e determinação de há trinta anos atrás.

Sem comentários:

Enviar um comentário