terça-feira, 28 de setembro de 2010

DECLARAÇÃO DA DRA ISABEL DUARTE ACERCA DE APOIOS A E DE OUTROS CANDIDATOS

Conjuntamente com a divulgação da composição da Lista foi distribuída uma importante declaração da Dra Isabel Duarte, para a qual nos permitimos chamar a atenção. É do seguinte teor:

"Entretanto, todos verificámos recentemente que um dos Candidatos a Bastonário, o Dr. António Marinho Pinto, nos manifestou o seu apoio. Expresso aqui os meus agradecimentos pessoais pelo gesto de solidariedade espontânea, inclusive na recolha de suportes para a nossa candidatura.
Neste jogo de confianças que daqui para a frente se irá definir, devemos apreciar quem declara, sem complexos, do que gosta ou não gosta e diz o que pensa, sem nos pedir nada que sabe que não lhe seria satisfeito, sobretudo sem nos pedir reciprocidade.
Aproveito, no entanto, para sublinhar que não é por acaso que o Conselho Superior deve concorrer em Lista autónoma à do Conselho Geral e Bastonário. Trata-se de uma clara aposta da Lei na isenção do órgão que não só decide, a final, os recursos interpostos das decisões dos outros órgãos da Ordem, como julga os processos disciplinares instaurados contra qualquer outro Advogado que preste ou tenha prestado serviço nos corpos dirigentes da Ordem dos Advogados.
Não pode, pois, uma candidatura ao Conselho Superior depender da candidatura de um Bastonário, de um Conselho Geral, de um Conselho Distrital ou de Deontologia e muito menos recomendar candidaturas.
Uma lista que se candidata ao CS quase só tem de fazer isso mesmo: candidatar-se e dizer quem são os que lá estão.
É isso que hoje faço.
Esta Lista tem no seu seio Cidadãos Advogados que desconheço em quem irão votar, mas que sei que, quando chegar a hora, se forem eleitos, tomarão decisões apenas em função da Lei e de princípios éticos e deontológicos que reconhecidamente abraçaram.
Lisboa, 22 de Setembro de 2010"

Sem comentários:

Enviar um comentário