sexta-feira, 5 de novembro de 2010

João Loff Barreto

Nasci em 1947 em Aveiro, junto das salinas, logo após a segunda guerra mundial, numa família que ainda recordava a dureza da primeira, onde meu avô paterno estivera como major médico, em França. Dele recebi o nome de “João Marcelino” juntamente com o republicanismo e o laicismo, alguma teimosia dos Barretos, uma pitada de jacobinismo e o desprezo por certas convenções.
Na adolescência acreditei que seria pintor, mas o talento não compareceu à chamada. Pensei então em ser arquitecto, mas a matemática trocou-me as voltas. Restou-me cursar direito, como meu saudoso Pai, mas não morri de amores. Ainda sonho ter que decorar a Lei das 12 tábuas!
Mesmo assim, diverti-me na Direcção do “Círculo de Artes Plásticas” de Coimbra (1963 -1967) organizando exposições. E também  gostei de ser professor de desenho, de história e de introdução à política (1969 -1979), mas não criei raízes.
Finalmente, tentei a advocacia em Lisboa e o magro resultado está à vista: 31 anos em prática isolada, ora submerso em legislação torrencial e processos caudalosos,  ora a secar em julgamentos intermináveis e recursos bisantinos.
De mim se poderá dizer, parafraseando Anne Tyler e Lawrence Kasdan, que fui um “advogado acidental”.
Entrementes, sobrou-me tempo - mal percebo como - para participar em alguns tribunais de opinião e plataformas cívicas, como o Tribunal Cívico Humberto Delgado (1977), a sessão em Lisboa do Tribunal Permanente dos Povos sobre Timor-Leste (1981), a International Platform of Jurists for East Timor (1998) e a Audiência Portuguesa do Tribunal Mundial sobre o Iraque (2004).
Já com a reforma à vista,   ainda encontrei disposição para ser vogal do Conselho Geral da OA (desde 2007) e membro do “Conselho de Prevenção da Corrupção” (desde 2008).
Devo ser atrevido e resistente. Como dizia Aquilino Ribeiro, "alcança quem não cansa".

6 comentários:

  1. Meu caro professor e amigo, voltei finalmente a encontrá-lo (penso eu de que...)!
    Dê um salto até ao meu blogue, pode ser?
    http://flordocardo.blogs.sapo.pt

    Um grande abraço do Orlando Alves!

    ResponderEliminar
  2. Прекрасный адвокат, прекрасный отец, прекрасный человек...Человек, подаривший мне радость быть его другом....которого я безмерно уважаю. Просто хочется еще раз сказать ему спасибо! за то, что он есть.
    Excelente advogado, um pai maravilhoso, um homem maravilhoso ... O homem que me deu a alegria de ser seu amigo .... que eu respeito muito. Só quero dizer mais uma agradecer-lhe porque é na minha vida.

    ResponderEliminar
  3. Sempre uma dimensão estética e ética nos seus afazeres
    antónio ferraz

    ResponderEliminar
  4. Loff Barreto, foi meu professor de Geografia, (um excelente professor)início da década de sessenta, na Escola Marquês de Pombal, em Lisboa. Julgo ser pai do Dr. João Loff Barreto...
    Estarei certo??...

    ResponderEliminar
  5. Parabéns por tão brilhante carreira!!!! Ainda se lembra de mim? Julgo que não...

    Caso lembre talvez agora me possa informar do que se passou no meu processo que defendeu contra o BES...

    Luis Augusto Eliseu Ferreira

    ResponderEliminar
  6. Olá João! Como estás?! Houve aulas de Introdução à Política! Pois houve. E falamos sobe Arquitetura! Também. E sobre....pois, sobretudo isso!? E até formamos uma equipa onde entraste como Consultor jurídico! Oh pá....quantas saudades. Estou por Lisboa. Presumo que já não estejas. Um grande, grande abraço. Beijos!!!

    ResponderEliminar