sexta-feira, 5 de novembro de 2010

João Castro Faria

Casado, 42 anos, dois filhos.
Licenciado em Direito em 1992. Advogado inscrito da Ordem dos Advogados desde 1995, exercendo, desde essa altura, a Advocacia em prática isolada, na comarca de Vila Nova de Famalicão.
Fui Presidente da Delegação da Comarca de Vila Nova de Famalicão da Ordem dos Advogados no triénio 2001-2003, durante o Bastonato de José Miguel Júdice, que nos obrigou a todos a uma intensa actividade, dadas as muitas propostas de alteração em variados domínios surgidas nesse período.
No exercício de cidadania, fui membro da Assembleia Municipal de Vila Nova de Famalicão (2001-2009) e primeiro secretário da Assembleia de Freguesia de Vila Nova de Famalicão (2005-2009).
Fui também Comandante dos B.V. Famalicenses entre Dezembro de 2003 e Novembro de 2008.
Gosto muito do grafismo de Almada Negreiros. Gosto de Óscar Peterson, Ray Brown, Pat Metheny e da inigualável Ella Fitzgerald. Também gosto de Carlos Paredes, Mariza, Rui Veloso, Maria João e Mário Laginha. E de Sting. Gosto de José Cardoso Pires e do Eça, da escrita de Agatha Christie e de John Le Carré. Do traço de Edgar P. Jacobs, do seu discípulo Ted Benoit, do Hergé e de tantos outros.
No jogo dos defeitos e das virtudes sempre me intrigou porque é que sendo o defeito conjugado no masculino, as suas facetas são muito femininas: a maldade, a avareza, a crueldade, a preguiça, a negligência. Isto para não falar nas mais clássicas  - só o orgulho se conjuga no masculino - como a inveja, a gula, a ira, a vaidade, a luxúria. Mas também as virtudes são conjugadas quase sempre no feminino: a equidade, a justiça, a parcimónia, a prudência a clemência.
A duplamente feminina ambição da perfeição constitui em mim uma busca incessante. E por falar em conjugação no feminino, existe o risco – porque já há habilitação – de o Conselho Superior ter um presidente feminino.
É naturalmente, forçoso que fique exarado que me sinto muito honrado com o convite que me foi dirigido pela Sr.ª Dr.ª Isabel Duarte para integrar a lista ao Conselho Superior e que, pela minha parte tudo farei para estar à altura da responsabilidade que todos os meus colegas entendam delegar-me.

Sem comentários:

Enviar um comentário